7 de fevereiro de 2011

Queime a ponte que acabou de atravessar...

Uma vez que você tiver tomado a decisão de realizar alguma coisa, é necessário seguir sempre em frente, com a firme convicção de que vencerá  infalivelmente. Ninguém poderá exteriorizar plenamente a sua força, se, ao iniciar um empreendimento, deixar preparado um "caminho para a fuga", para o caso de encontrar algum obstáculo.
Quando Júlio Cesar desembarcou na costa Britânica com seu exército invasor, ele mandou queimar todos os seus navios - navios esses que tinham prestado um grande trabalho transportando seu exército através do estreito e que, no caso de derrota, seriam indispensáveis para a fuga.
Quando compreendemos que "não há outro jeito, a não ser marchar em frente", nós conseguimos mostrar uma capacidade bem maior do que somos capazes de mostrar em circunstâncias normais. Portanto, compeender que "não a outro jeito a não ser seguir em frente", é um meio de fazer exteriorizar a força da "Vida Infinita" que existe em nós. "Vencerei infalivelmente, onde quer que eu vá" - aquele que inicia qualquer empreendimento com essa determinação, alcançará infalivelmente a vitória. Essa determinação é indispensável, mas ela não poderá nascer dentro de nós se existir um caminho para a  fuga. Por isso, as pessoas que não têm autodeterminação precisam "queimar a ponte que acabaram de atravessar". Uma vez queimada a ponte que acabamos de atravessar, não podemos voltar atrás, por mais que queiramos. A única liberdade que nos resta é seguir em frente.
"Não há outro jeito a não ser seguir em frente!"
Essa situação nos torna mais fortes, pois o único movimento possível, no caso, será para frente, e nunca para trás!

Trecho do Livro dos Jovens - Masaharu Taniguchi - Seicho-no-ie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.