19 de janeiro de 2012

O QUE É PERSISTÊNCIA?

Algo que muita gente desconhece, mas que todos deveriam conhecer muito bem, e praticá-la, é uma tal de persistência. O que será, “persistência”?
Bem, persistência é uma das molas mestras que move o mundo.  Todas as grandes descobertas foram devidas a pessoas que para alcançar seus objetivos, não mediram esforços e foram à luta. Trocando em miúdos, tiveram persistência, ou seja, fé, ou seja, determinação, ou seja, tudo isso junto.
A questão é exatamente essa.  Quantas vezes, ante as primeiras dificuldades, abandonamos algum projeto, julgando-o inviável.  Depois vem aquela dúvida crucial. E se tivéssemos insistido? Se tivéssemos procurado superar as dificuldades?
Os eternos "ses" que sempre perseguem os projetos incompletos ou abandonados...
Para evitar essas dúvidas, sempre devemos planejar bem nossos projetos, fazer os devidos estudos antes de os iniciarmos.  Tal planejamento nos dará a segurança para não nos acovardarmos ante as primeiras dificuldades, e seguirmos em frente.
A persistência é que poderá nos levar adiante. A fé é que nos dará forças para não desistirmos, e a determinação é o que nos levará em frente.
Muitas vezes as pessoas que estão conosco num projeto, querem desistir. É nesse momento que nossa força de vontade é posta à prova. É quando precisamos ter segurança naquilo que planejamos e procurar, apesar da desistência de outros, mostrar que somos capazes, e do que somos capazes.
Analisando a história mundial, chegamos facilmente à conclusão de que a grande maioria dos grandes nomes da história foram pessoas que tiveram que mostrar toda sua determinação para chegar aonde chegaram...
Tivessem eles desistido ante as primeiras negativas, ante as primeiras dificuldades, e possivelmente o mundo não teria alcançado o atual grau de desenvolvimento. Perguntem a Bill Gates.
Devemos, portanto o enorme progresso a exatamente esse fator: persistência. Pessoas que, tendo um objetivo na vida, foram até o limite de suas possibilidades para sua consecução.
É exatamente esse o caminho que devemos seguir em nossa vida. Ter sempre alguma meta, algum objetivo.  Algo porque lutar.  E não desistir.
Claro que devemos ser coerentes, e procurar objetivos que possam ser alcançados.  Não adianta traçar planos mirabolantes e inexequíveis e depois passar a vida lutando por algo que, já em seu nascedouro provou não ser possível.  Coerência e bom senso são aliados da persistência e força de vontade...
Estou passando pela vida e tudo vai se fechando. Então, temos que ir abrindo caminho. Não podemos nos deixar vencer por pensamentos pessimistas.
Mas a felicidade está em mim. E para a conseguirmos, temos que estar satisfeitos conosco mesmo e para isso, temos que procurar fazer nossa parte bem feita.
E se não obtivermos êxito em nossa empreitada, pelo menos nos restará o consolo de haver feito todo o possível para o conseguirmos.  Se por circunstâncias adversas tal não foi possível, pelo menos, olhando para trás, poderemos dizer: TENTEI. Se nada consegui, pelo menos lutei. Fiz minha parte.
Não tenham dúvidas de que é muito melhor, no futuro, arrepender-se por algo que foi tentado e não deu certo, do que por algo que sequer foi tentado.
Essa a diferença entre as pessoas que marcam a presença na vida e as que apenas passam pela vida.
Por Marcial Salaverry


Lindo texto, e fica como inspiração...sempre que precisar, está aqui...ao alcance, para afastar o pessimismo que abate a gente as vezes...e boa sorte pra você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.