29 de abril de 2018

Por que o autoconhecimento é tão importante?

Olá! Diário...

Tendo em vista que começou 2018 a alguns meses... hehehe...
E a Luzia só aparece aqui quando acha um tempo para ler e buscar inspirações para postar aqui.. porque sim, eu não uso esse diário para relatar coisas da minha vida pessoal, eu me reservo o direito de guardar o que vivo no dia a dia para mim...
E este espaço aqui como blog fica para momentos e inspirações que me marcaram e que um dia... lá no futuro... eu gostaria de reler e poder ver minha evolução de pensamentos e amadurecimento.
Sendo assim, hoje ao entrar em um site que adoro ler artigos, osegredo.com.br eu achei esse texto (logo abaixo) que me fez refletir sobre meus últimos anos...
Sabe quando você resolve mudar radicalmente uma decisão, ou fazer uma escolha que pode e vai mudar toda a sua vida?! Pois é... eu já fiz isso... mais de uma vez... e a pior coisa que tem ao meu ver... é você olhar para trás e se arrepender das decisões que fez e das escolhas que teve...
Eu particularmente NÃO ME ARREPENDO de nenhuma escolha que fiz... mesmo aquelas que me fizeram sofrer... mesmo aquelas que por um tempo curto me fizeram pensar: " E se eu tivesse tentado mais... e se o sentimento muda-se... e se eu não tivesse desistido... e se eu não tivesse dito aquilo...", mas no mesmo momento que esses pensamentos vinham, eu pensava também: " Ok... foi melhor assim, agora tudo está as claras, e eu fui verdadeira sobre como me sentia..." 
Então ao final dessa reflexão, eu penso que olhar para frente é melhor que olhar para trás... mas é muito importante que tudo que você deixo para trás tenha seu valor e não seja esquecido... e que você não tenha vergonha das decisões que tomou ou arrependimentos, nem tudo que passa por nossa vida foi feito para ficar para sempre, cada um de nós tem uma missão nesse mundo e um tempo também.
Minha busca por autoconhecimento nesses últimos anos me fez ver que o mais importante para uma vida equilibrada é eu cuidar sempre de mim e me responsabilizar pelas escolhas que faço...
Não esperar que esse cuidado venho de fora... de outras pessoas... de coisas materiais... e me perdoar... porque eu sou passível de falhas e erros... e não sou uma pessoa ruim... eu não desejo o mal ou quero magoar de propósito.

Meu lema de vida é:


Eu sou apaixonada pela palavra autoconhecimento e tudo o que ela traz de importante para a minha vida.

Considero incrivelmente prazeroso dispor de momentos para praticar a arte de me conhecer melhor. Comecei este processo há muitos anos. Primeiro, com livros de autoajuda. Porém, chegou um momento em que estes livros não foram suficientes, pois eu estava numa fase de conflito comigo mesma, irritada, desgostosa, depressiva, muito insatisfeita mesmo.
Quando não se está de bem consigo mesmo, quando não se tem aquela sensação de paz interior, torna-se muito fácil encontrar defeitos em si e nos outros e criticar a si e aos outros, mesmo que intimamente. E, mesmo no íntimo, acaba-se por exteriorizar esses sentimentos de alguma maneira, pois somos seres de energia.
Essa situação não é saudável. Viemos para este mundo para viver bem. Viver bem não significa ter dinheiro e usufrui-lo indiscriminadamente. Viver bem é estar em harmonia consigo e com os demais. É como imaginar uma música suave sendo tocada e levar sua vida dessa maneira, em harmonia.
Quando percebi que nem eu mesma estava me suportando mais e tudo a minha volta me incomodava procurei ajuda e foi a melhor coisa que fiz. Mesmo assim, ouvir verdades não é fácil e, muitas vezes, eu me senti tentada a desistir. Mas, a força de vontade que eu tinha de mudar era maior, então, deixei-me envolver pelas palavras daqueles que sabiam muito mais que eu e que considero meus mentores.

Mas, olhando para trás, eu sei que deixei uma pessoa e hoje sou outra bem diferente. E isso é o que é mais gratificante. Eu sempre tive vontade de ser uma pessoa melhor em vários aspectos, mas não sabia como. Como a minha vontade de mudar e fazer diferente era muito grande, Deus e o Universo colocaram as pessoas certas na hora certa em todos os momentos da minha vida.
“A mente que se abre a uma ideia jamais volta ao seu tamanho original.” (Albert Stein). 

E, é isso mesmo o que acontece. Existem e sempre existirão momentos de tropeços, em que se sai da órbita, mas com o autoconhecimento você tem à sua disposição inúmeras ferramentas para se “autoconsertar” rapidamente, entrar no eixo do equilíbrio novamente e seguir em frente. Coisas que me deixavam mal durante dias, hoje me deixam mal algumas horas. E isso é o que é extraordinário! A capacidade de resolver pequenas ou grandes questões, sem precisar se desgastar, porque o desgaste emocional consome uma energia imensa.
Somos energia pura. E, o que emanamos com ela receberemos de volta. Então, porque não permitir se conhecer melhor para saber o que agrada, o que desgasta, o que alegra, o que traz paz?

Com as ferramentas do autoconhecimento em mãos, fica muito mais fácil amar-se mais.

Porque em qualquer momento que for necessário lançar mão das ferramentas para se autoconsertar, fica evidente que não haverá mais crítica interior, mas sim, a capacidade de fazer algo para ser feliz.

Fonte: https://osegredo.com.br/por-que-o-autoconhecimento-e-tao-importante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.